NOTÍCIAS

 

CULTURA E DIVERSÃO MARCARAM O 27º FENARTINHO, QUE AGITOU A BARRA DO QUARAÍ NESTE FINAL DE SEMANA!


O Prefeito Maher Jaber e o Vice Prefeito Mário Scapin participaram do Festival da Arte e Tradição, que aconteceu neste sábado (21) e domingo (22) no Ginásio Nilzão e Centro de Eventos da Escola 22 de Outubro, onde a comunidade e os visitantes prestigiaram apresentações cativantes, que encantou os corações de todos os presentes destacando a riqueza cultural do nosso Rio Grande do Sul.

O 27º Fenartinho foi realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a 4ª Região Tradicionalista, em comemoração aos 28 anos de Emancipação Política da Barra do Quaraí.

 

Imagens abaixo!

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

CAVALGADA SOLIDÁRIA DA SEMANA FARROUPILHA


Neste domingo (17), a Avenida Salustiano Marty ficou repleta de tradição, cores e emoção com a Cavalgada Solidária, um evento que celebrou a Semana Farroupilha de forma especial e significativa, os gaúchos reverenciaram suas tradições e lembraram dos feitos históricos, a Cavalgada Solidária destacou-se como uma oportunidade única de unir a paixão pela cultura gaúcha com a solidariedade.

“O Desfile Farroupilha é um dos momentos mais aguardados e emblemáticos da Semana Farroupilha, uma celebração anual que homenageia a cultura e história gaúcha, e esse ano a Cavalgada Solidária é um ato de generosidade que enriqueceu a Semana Farroupilha, uma verdadeira manifestação de orgulho e tradição, e um compromisso com um futuro melhor para todos os gaúchos e gaúchas. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para tornar este dia tão especial.” Destacou o Prefeito Maher Jaber.

As bombachas, os lenços, as botas e as pilchas ganharam destaque, transformando a Avenida Salustiano Marty em uma verdadeira paleta de cores e símbolos gaúchos. Os participantes, desde os mais jovens até os mais experientes, desfilaram com elegância e reverência às tradições.

Participaram da atividade autoridades da Barra do Quaraí, da 4ª Região Tradicionalista e da Tríplice Fronteira.

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

DIA HISTÓRICO – BARRA DO QUARAÍ RECEBE COMITIVA DA UNIÃO EUROPEIA E LATINO AMERICANA


Na manhã de quinta-feira (05) o Prefeito Maher Jaber, juntamente com o alcalde de Bella Unión (Uruguai), Willian Cresseri e o Intendente de Monte Caseros (Argentina), Juan Carlos Alvarez, recebeu, em Barra do Quaraí, juntamente com lideranças locais autoridades e representantes da Iniciativa de Cooperação Triangular do Programa ADELANTE 2 da União Europeia - UE, da Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), da Administração Binacional do Lago Titicaca (Peru-Bolívia) e do Comitê de Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai – CCRU.

As comitivas foram recepcionadas no Largo da Aduna Brasileira, com apresentação artística da Banda Marcial da Escola Estadual Nilza Correa Pereira. Logo após deslocaram-se ao calçadão da cidade onde assistiram a apresentação cultural da invernada artística do Piquete Porteira do Rio Grande sendo recepcionados no Salão Paroquial para a abertura do Seminário “Governança e Desenvolvimento Transfronteiriças”.

Na oportunidade o Prefeito Maher Jaber, na presença do Intendente da cidade de Copacabana (Bolivia), Teófilo Tito, propôs que os Municípios de Barra do Quaraí (RS – Brasil) e Copacabana (La Paz – Bolívia) se declarem reciprocamente como Cidades Irmãs, o que possibilitará o intercambio e o desenvolvimento de ações de Cooperação Transfronteiriça.

Segundo o Prefeito Maher Jaber, Barra do Quaraí é uma cidade estratégica para o turismo de integração trinacional (Brasil, Uruguai, Argentina). “No compartilhar experiência de uma união onde se entrelaça a nossa cultura, a nossa história e o nosso ambiente. Cada vez mais o olhar das nações está voltado para a Tríplice Fronteira, para este território irmanado que busca conhecer exemplos de integração de outras partes do mundo, como as que estão hoje aqui representadas. Temos potencial, temos articulação, estamos alinhadose numa mesma visão e isso fará com que nossa região, com que nossa Barra do Quaraí seja vista e visitada por turistas de todas as partes do mundo.” Explanou o Prefeito.

Representaram a Associação de Regiões Fronteiriças Europeias, Isabel Garcia Lopes, Jose Maria Cruz Rodrigues, Martin Guillermo Ramirez e Raul Gonzalo Nieto Vineuza. Estiveram presentes, ainda, INGUZ CELI, do Plano Binacional do Equador, Xavier MACIAS VIRGO, da cidade de Vila Nova De Cerveria (Portugal), Mirco Sotil, Diretor Executivo Do Projeto Especial Do Lago Titicaca (Bolívia), Eduardo Martin Dios Alemán, Cancelleria De Peru, Amalia Yapuchura, Alcadesa De Unicachi (Peru), Flavio Merlo, Alcalde De Tiahuanaco (Bolívia) e Teófilo Choquevillca Tito, Alcalde de Copacabana (Bolívia).

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

 

PREFEITO SEGUE COM AGENDA INTENSA EM BRASÍLIA

 

Nesta quarta-feira (29/03), o Prefeito Maher Jaber mantém agenda intensa na capital federal, aproveitando os intervalos da marcha, para participar de reuniões com Deputados, Senadores e Ministros, na busca de recursos, programas e parcerias que atendam as diversas áreas do município.
Na área de meio ambiente, o Prefeito protocolou o projeto que trata da inclusão dos catadores, através de ações que serão feitas pelas Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Educação, solicitando itens básicos para a formalização da associação, como uma balança, uma prensa e Epi’s para Associação de Catadores Barra Limpa (ACBL).
O Chefe do Executivo também cumpriu agenda com o Deputado Federal Afonso Motta, juntamente com os Prefeitos que compõem a AMFRO, e ainda foram recebidos pelos assessores no gabinete do Deputado Federal Marcio Biolchi, onde apresentaram as principais demandas da nossa região.
“Trouxemos para Brasília importantes pautas para que possam, em breve, tornarem-se realidade, seguimos com agendas com parlamentares, Senadores  e  representantes dos ministérios, que certamente trarão retornos significativos para a população barrense.” Comentou o Prefeito Maher.


________________________________________________________________________________________________

 

AGENDA NA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO PRODUZ SEUS FRUTOS

 

Em sua estada em Porto Alegre,  na última quinta-feira (09), o Prefeito Maher Jaber manteve audiência na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde manteve audiência com a Chefe de Gabinete da Secretaria, Luana Winter e com o Chefe da DBIO, Lisandro Gonçalves. O prefeito esteve acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rick Mossi.
Umas das pautas foi acelerar a constituição do Conselho do Parque Estadual do Parque Estadual do Espinilho.
Nesta sexta-feira (17), a SEMA publicou o Edital de Cadastramento para Entidades Interessadas em Participar do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Espinilho / RS.
"Temos compromisso com as causas de  nosso município. Estamos trabalhando arduamente para potencializar o turismo  em Barra do Quaraí e estamos dando um passo importante. O Parque do Espinilho, importante Unidade de conservação localizada na tríplice fronteira, que ainda não está aberta para visitação pública e sim só para atividades científicas e educativas". Comenta o Prefeito Maher Jaber.

Link do edital 👇
https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=830997

________________________________________________________________________________________________

 

 

PREFEITO MAHER ENTREGA PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA DA RUA VISCONDE DO RIO BRANCO AO GOVERNADOR ELEITO EDUARDO LEITE

O prefeito Maher Jaber, participa na manhã desta quarta-feira (14), da reunião ordinária da AMFRO, em Porto Alegre.

Na oportunidade o prefeito entregou ao governador eleito do RS, Eduardo Leite o projeto de Pavimentação asfáltica da Rua Visconde do Rio Branco, desde o entroncamento com a BR 472 até a Rua Monteiro Lobato, perfazendo 15.084,72 m².

Maher destaca que o objetivo é melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres, contribuir com uma melhor urbanização, qualidade de vida, saúde e sentimento de cidadania aos munícipes e turistas.

“Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas investindo na infraestrutura em todos os cantos da cidade.”, disse o prefeito.

Os investimentos com infraestrutura são de extrema importância para o crescimento e progresso da cidade e o foco da atual gestão permanecerá voltado na obtenção dos benefícios para toda a população.

 

_________________________________________________________________________________________________

 

PREFEITURA E CORSAN AVANÇAM NAS OBRAS DE SANEAMENTO

Seguindo o planejamento de obras para o ano de 2022, com investimentos em infraestrutura, o Prefeito Municipal Eng. Maher Jaber realizou uma vistoria no andamento dos trabalhos de saneamento que vem sendo executado pela Corsan na Av. Visconde do Rio Branco. Tal serviço que progride a cada dia tem em vistas a construção da Estação de Tratamento (ETE), que irá tratar 100% do esgoto em nossa cidade, conferindo qualidade de vida tanto ao cidadão quanto ao Meio Ambiente.

Na visita, o Prefeito destacou também os preparativos avançados para a pavimentação de algumas quadras da Avenida Visconde do Rio Branco e outras ruas da cidade, que irá oferecer melhor trafegabilidade e comodidade à nossa população. Acompanharam o Prefeito na visita, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Argemiro Rocha, o Assessor Mateus Ortiz, o Engenheiro Cláudio Covolo, o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Izair Rodrigues e representando a Corsan, o Coordenador Operacional Regional de Alegrete, Eng. Newton Trevisan, e o Gestor Edson Pituco.

 

__________________________________________________________________________________________________

 

O Prefeito Eng. Maher Jaber e o Vice-Prefeito, Mario Scapin, promoveram nesta manhã (14/07) uma reunião com sua equipe de governo, com o objetivo de fazer uma avaliação do primeiro semestre, pontuar as necessidades de cada pasta, determinar melhorias e também discutir um plano de ação para os próximos anos da gestão, que atenda as novas demandas que surgem no município.

“O planejamento em todas as áreas, é o mais importante para uma melhor prestação dos serviços para a nossa comunidade” destacou o Prefeito.

 

 

Turismo